Congestionamentos sem fim? Neste país já existe um serviço que resgata condutores do trânsito

O conceito combina rapidez e criatividade. Por cerca de 60 dólares, duas pessoas em motocicleta deslocam-se até o carro bloqueado no trânsito

Automonitor
Dezembro 2, 2025
13:06

Na China, existe um serviço curioso e inovador destinado a condutores presos em engarrafamentos severos. Conhecido como “quebra-engarrafamentos” (“jam-busting”), este sistema envia motociclistas para resgatar motoristas, permitindo-lhes chegar rapidamente ao destino, mesmo em congestionamentos aparentemente intransponíveis. De acordo com o site automóvel ‘Autopian’, a ideia circula desde 2011.

O conceito combina rapidez e criatividade. Por cerca de 60 dólares, duas pessoas em motocicleta deslocam-se até o carro bloqueado no trânsito. O condutor troca de lugar com o passageiro, que assume o volante do carro, conduzindo-o até o ponto de entrega indicado. O motorista, agora na motocicleta, é transportado rapidamente até ao destino, atravessando o engarrafamento.

Entre a inovação e os desafios de confiança

Apesar da engenhosidade do sistema, existem questões práticas significativas. O serviço permite apenas transportar itens pessoais essenciais, dado o espaço limitado das motocicletas. A entrega das chaves do veículo a terceiros gera também desafios de segurança e confiança, apontados como motivo do encerramento de alguns serviços, como o Dingding Yueche, em 2015.

O ‘Autopian’ destaca que a solução, embora inovadora, enfrenta limites logísticos e de segurança, refletindo os riscos de delegar veículos e viajar em alta velocidade no meio do trânsito intenso. Apesar disso, a ideia desperta interesse pelo potencial de aplicação em cidades com tráfego caótico, como Londres ou Los Angeles, onde o congestionamento é persistente.

Contexto do trânsito urbano na China

Curiosamente, embora se imagine que grandes cidades chinesas, como Pequim, sofram com tráfego caótico, a China quase não aparece em listas globais das cidades com pior trânsito. Estudos académicos, como o publicado em julho de 2022 intitulado “Explorando o padrão espaço-temporal do desempenho do congestionamento de tráfego em grandes cidades da China”, apontam que os congestionamentos têm custos socioeconómicos elevados. Casos extremos incluem um engarrafamento de 12 dias em Pequim em 2010 – que pode ver aqui – e outro notável em 2015 – aqui.

Apesar destes episódios, a presença de cidades chinesas nas classificações de pior tráfego é limitada, sugerindo que estratégias como o “quebra-engarrafamentos” possam contribuir para mitigar os impactos.

Possível expansão do conceito

O sistema poderia ser replicado noutras metrópoles com trânsito intenso, mediante medidas de segurança rigorosas, incluindo capacetes, equipamento de motociclista e supervisão das autoridades locais. A garantia de rastreabilidade das placas dos veículos e das motocicletas é também considerada essencial para viabilizar o serviço.

Se bem implementado, este tipo de serviço poderia reduzir significativamente o tempo de espera em congestionamentos severos. Porém, alerta-se que, se se tornar comum, o tráfego de motocicletas de resgate poderia criar novos congestionamentos, exigindo soluções ainda mais criativas.

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